Serviços


Limpeza e Lubrificação

Limpeza e lubrificação

        A limpeza e lubrificação do mecanismo da flauta têm diversas funções: o óleo evita a penetração de umidade protegendo-o contra oxidação, preenche pequenas imperfeições no metal eliminando possíveis folgas e diminui o atrito entre tubos e eixos, propiciando um dedilhado mais confortável e silencioso.

        A melhor forma de lubrificação do mecanismo é feita com a desmontagem completa do instrumento, pois, somente desta forma é possível lubrificar todo o eixo e saber a viscosidade do óleo ideal para cada chave.


Polimento

        Polimento mecânico é o processo de acabamento superficial através de lixamento, escovamento e lustre deixando a superfície das peças lisas e isenta de porosidade, pronta para uso ou para receber revestimento com metais.

        Tamboreamento é um processo de acabamento através de contato com pequenas esferas em um tambor em formato de pentágono que, quando girado por um motor, produz alisamento na superfície.

        Ao contrario do que muita gente pensa: polir não é tirar riscos, e sim, fazer riscos mais finos e menores.


Sapatilhamento

        Em sua grande maioria, as sapatilhas para flauta são constituídas de três partes: estabilizador (disco de papel); disco de feltro e um revestimento de película animal, conhecida como Boldruche. São encontradas sapatilhas fabricadas com dois tipos diferentes de feltro, trançado e prensado. O feltro trançado, como já diz o nome, é feito a partir de fios finos de feltro trançados entre si formando uma camada mais espessa e macia.

Sapatilha trançada
Sapatilha em feltro trançado, indicada para flautas de estudantes

        Já o feltro prensado é formado de uma só camada compacta, de espessura equivalente. Este, por ser um material mais duro, além de obter melhor resposta durante a execução do instrumento, é mais estável que o primeiro, não sofrendo muito com alterações de umidade e temperatura.

Imagem da sapatilha prensada
Sapatilha em feltro prensado, indicada para flautas profissionais

        Existe também outro modelo que é constituído de quatro partes: estabilizador (disco de papel); uma base em Delrin®; (Resina plástica); uma camada fina de feltro prensado sintético ou Ultrasuede® (material não trançado e parecido com camurça) e, enfim, o revestimento em boldruche, como é o caso das sapatilhas StraubingerTM. Desenvolvido e lançado por David Straubinger, atualmente este sistema também é utilizado por outros fabricantes de Sapatilhas.

Esquema da sapatilha de Straubinger
Esquema da sapatilha de Straubinger

        O sapatilhamento, em alguns casos, é feito primeiro com a instalação de todas as sapatilhas, já com a flauta montada, colocam-se pinças que pressionam as sapatilhas contra as chaminés do tubo. Em seguida a flauta é conduzida a um forno pré-aquecido a 80º para modelagem das sapatilhas.

        Um bom sapatilhamento consiste em: instalação e calçamento individual de sapatilhas, ou seja, ajustando uma por uma, até que não tenha nenhum vazamento. Depois de instaladas, aplica-se um leve aquecimento nas chaves, para uma melhor acomodação das sapatilhas. E é claro, deve ser feito com material de boa qualidade, o que é imprescindível para uma melhor sonoridade.


Solda


Solda em poste da chave do Sí

        Durante meu aprendizado em manutenção de flautas, aproveitando o fato de ter um ourives na família, decidi procurá-lo a fim de aprimorar e, claro, adquirir novas técnicas para meu novo ofício. Desde então, passei a freqüentar a oficina de Everaldo Martini Lice, que há 32 anos trabalha na profissão. Com ele tive oportunidade de aprender na prática, não só técnicas de banhos, solda, polimento e fundição, assim como sua maneira peculiar de trabalhar metais preciosos.

Solda antes Solda depois


Banhos

        A Galvanoplastia é o processo no qual uma peça metálica recebe um revestimento com outro metal. Este processo é popularmente conhecido como: niquelação, prateação, douração e rodinagem entre outros. Foi descoberto e desenvolvido por Luigi Galvani, físico e químico italiano que fazia estudos sobre eletricidade por volta de 1750.

        Os objetivos deste revestimento são os mais diversos, como: aumento da dureza superficial, proteção contra corrosão, proteção contra oxidação, decorativos entre outros.

Banhos que faço: Níquel, Prata, Ouro flash e Ouro Camada 18K e 5 Gr

Banho de ouro em flauta Gemmeinhard Banho de ouro em flauta Gemmeinhardt


Recondicionamento de sapatilhas Straubinger™/S2. by L Pisoni

        O recondicionamento de sapatilhas Straubinger consiste na troca de boudruche ou de amortecedor (Ultrasuede ou feltro sintético). Este serviço pode ser executado em outros modelos e marcas de sapatilhas como: Muramatsu e S2.HTFL by L Pisoni


Revisão

Revisão simples (Limpeza, lubrificação e ajuste) inclui:

  • Desmontagem completa do instrumento (incluindo chaves conjugadas)
    para limpeza de macanismo e substituição do óleo.
  • Polimento completo do corpo
  • Troca de cortiça do bocal (se necessário)
  • Substitução de uma ou mais sapatilhas conforme necessidade. (Custo adicional)
  • Remoção de amassados
  • Ajuste de encaixe do pé e bocal. (se necessário)
Tempo médio para execução: 01 dia.

Revisão completa com sapatilhas Lucien Deluxe (Feltro prensado) Inclui:

  • Limpeza e lubrificação dos mecanismos
  • Polimento completo do corpo
  • Remoção de amassados
  • Troca de cortiça do bocal (se necessário)
  • Ajuste de encaixes de pé e bocal
  • Troca de todas as sapatilhas e calços
Tempo médio para execução: 05 dias.

Outros serviços, preços e formas de pagamento. Consulte.


CNPJ: 97.554.045/0001-40 - Inscrição Estadual: 146.271.105.117 - Endereço: Rua. Manuel Morais Pontes, 46 - Vila Albertina São Paulo/SP - CEP 02373-000


Volta ao início